O Marketing de conteúdo para Psicólogos já foi um tema muito debatido pelos psicólogos e alvo de receio entre alguns profissionais. Porém, hoje em dia o Marketing de conteúdo faz parte de absolutamente todas as áreas do mercado, incluindo a psicologia.
Ao contrário do que muitos pensam, utilizar o Marketing de conteúdo para Psicólogos é uma forma de gerar mais visibilidade e colocar em evidência o seu trabalho, seja com a psicologia comportamental, psicanálise, humanista ou qualquer outra vertente.
Existem inúmeras maneiras de utilizar o Marketing de conteúdo a seu favor. Além disso, é uma forma de democratização das informações, pois alguns conteúdos teóricos da psicologia quando compartilhados podem ajudar muitas pessoas na web.
Pensando nisso, separamos alguns tópicos importantes que irão te mostrar como o Marketing de conteúdo para Psicólogos pode ser válido e quais as principais estratégias poderão ser utilizadas.
Tópicos
O que é Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo é uma das várias estratégias do Marketing Digital, com objetivo de atrair novos clientes e o público-alvo por meio da criação de conteúdos textuais, vídeos, posts nas redes sociais, ebooks e outras inúmeras formas de gerar conteúdo.
De acordo com Joe Pulizze, fundador do Content Marketing Institute (CMI), o Marketing de Conteúdo é um processo de marketing e negócios que consiste basicamente na criação e distribuição de conteúdos valiosos, que sejam capazes de atrair, engajar e adquirir um público-alvo, compreendido e definido.
Ou seja, a produção de conteúdo valioso é a grande estratégia do Marketing de Conteúdo, pois é por meio dele é que as marcas e empresas conseguem atrair e alimentar a atenção do público, resultando posteriormente no aumento de vendas e na fidelização de clientes.
O que é Marketing para Psicólogos?
O Marketing para Psicólogos consiste na utilização de todas as estratégias disponíveis do Marketing com enfoque na psicologia e na abordagem de cada psicólogo.
Hoje em dia é muito difícil separar o profissional da empresa, pois todos os profissionais se tornam automaticamente uma empresa e um negócio.
Profissionais autônomos como os Psicólogos também precisam se adequar ao novo mercado e buscar alternativas no Marketing de Conteúdo para Psicólogos para potencializar seu negócio e gerar maior visibilidade.
Com a concorrência cada vez maior, é imprescindível que você alcance as pessoas e esteja disponível nas redes. Por isso, o Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas, principalmente pela praticidade, visto que é uma área com grande potencial de informação a ser compartilhada.
Dessa forma, o marketing de conteúdo para psicólogos é, sobretudo, uma forma de se mostrar no mercado, atrair novos clientes e ajudar essas pessoas. É importante lembrar que, ao contrário de outros segmentos do mercado, a psicologia possui restrições quanto ao conteúdo divulgado nas redes.
Divulgação de preços, publicações com intuito de autopromoção, táticas de persuasão e principalmente a exposição de pacientes são alguns dos exemplos que absolutamente não se deve fazer no Marketing.
Como fazer marketing de conteúdo para consultório de Psicologia?
Quantas vezes você já pesquisou por um produto ou serviço na web antes de comprar ou contratar um profissional? Saiba que essa prática também acontece com profissionais da saúde, como os psicólogos e os consultórios de Psicologia.
Dessa forma, separamos algumas dicas importantes de como fazer marketing de conteúdo para seu consultório de Psicologia, além das principais informações sobre o tema na prática.
Fale sobre as diferentes abordagens
A Psicologia é uma área muito ampla e com uma densidade de conteúdos a serem explorados. Além disso, muitas pessoas possuem dúvidas quanto às abordagens psicológicas na clínica e qual a diferença entre elas.
Falar sobre as diferentes vertentes vai além do marketing de conteúdo para psicólogos e é também uma forma de compartilhar informação de valor.
Muitos possíveis pacientes se sentem inseguros sobre qual abordagem procurar atendimento e buscam por conteúdos relacionados na web. É muito comum que os consultórios de Psicologia contem com duas ou mais abordagens e diferentes profissionais.
O Marketing de conteúdo voltado a esse tema é uma forma de criar identificação do público-alvo com as abordagens presentes no consultório e gerar engajamento por se tratar de um assunto pertinente.
Alimente o site com conteúdo sério e confiável
Hoje em dia, independente de qual seja o segmento, é imprescindível a criação de um site.
Quando se trata de psicologia e demais áreas da saúde, é muito importante que o site seja conciso, com conteúdo fundamentado em fontes confiáveis, afinal são informações importantes que podem impactar na vida de milhares de pessoas.
Pesquisar referências e contar com bons profissionais é essencial para produção de conteúdo nos sites. E no caso do marketing para consultório de psicologia, é muito importante se atentar também para uma comunicação compreensível, com termos acessíveis e se possível com a tradução de termos técnicos.
Tudo isso irá contribuir para um marketing de conteúdo mais certeiro e para aumentar também a credibilidade do profissional de psicologia.
Faça parceria entre os profissionais do consultório
Quando se trata do marketing de conteúdo para consultórios de psicologia, é muito importante que a equipe de profissionais faça parcerias a fim de aumentar a visibilidade do consultório.
Ou seja, estar em sintonia com os demais profissionais da clínica é essencial para traçar melhores estratégias no marketing de conteúdo, que atendam a demanda de todos esses profissionais e estejam ligados à atuação de cada um deles.
Além disso, a estratégia de Marketing de Conteúdo deve ser voltada para o consultório como um todo, ou seja, é necessária a colaboração e o consenso de todos, pois todo o consultório será impactado de forma positiva.
Procure falar sobre temas da atualidade
O Marketing de Conteúdo é muito mais certeiro quando aborda assuntos que estão em alta nos mecanismos de busca.
No caso do marketing de conteúdo para psicólogos, é possível falar sobre temas que crescem na sociedade e afetam a maioria das pessoas que buscam atendimento psicológico.
Temas como ansiedade e depressão são os que mais afetam a população e uns dos mais buscados na web.
De acordo com a OMS, o Brasil já era o país mais ansioso do mundo, mesmo antes da pandemia do Covid-19, atualmente os índices seguem aumentando, segundo pesquisas da UERJ e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Invista na produção de vídeos
O marketing de conteúdo em vídeo se tornou uma grande tendência no marketing mundial, independente de qual seja a área de atuação ou segmento.
Para os psicólogos, produzir conteúdo em vídeo é uma forma de se comunicar de maneira mais acessível, prendendo mais a atenção do usuário e gerando mais confiança.
Os vídeos normalmente são mais explicativos do que marketing de conteúdo textual, pois o estímulo visual é um elemento importante na percepção das pessoas em geral.
Para os consultórios, as possibilidades de conteúdo audiovisual são inúmeras, abordando desde o espaço físico até a apresentação dos profissionais presentes na clínica.
Quer saber o que é e o que faz uma agência de marketing de conteúdo? Clique aqui e fique por dentro
Como conseguir clientes para psicólogos?
Como conseguir clientes é geralmente uma das primeiras questões dos recém formados em psicologia ou até mesmo psicólogos estagnados na profissão.
A prática da psicologia vai muito além da rentabilidade e da conversão em clientes, mas atravessa propósitos muito importantes como promover saúde.
Porém, para que esse propósito seja cumprido é necessário atrair clientes e conseguir novos pacientes. Além disso, o lado comercial da prática clínica também é essencial, como em qualquer outra profissão. E é aí que o marketing de conteúdo para psicólogos entre em cena.
Tenha presença digital
O primeiro passo para conseguir clientes é sem dúvidas estar presente de forma integral no ambiente digital. A presença digital é um pré-requisito para o Marketing de Conteúdo, pois é por meio da web que todo o conteúdo é propagado e disponibilizado.
Aqui estão inclusas todas as plataformas digitais e todos os canais de comunicação, seja um site, blog, redes sociais, canal no YouTube ou qualquer outra plataforma. Mas estar presente em pelo menos duas delas é essencial para conseguir novos clientes.
Porém, para ter uma boa presença online é preciso produzir conteúdo valioso, com engajamento positivo. A boa presença online está associada à forma como o profissional se posiciona na web e a credibilidade do conteúdo postado, pois tudo isso irá impactar na sua visibilidade e automaticamente no alcance de possíveis clientes.
Defina seu público-alvo de pacientes
Definir um público-alvo de pacientes é o melhor caminho para fazer marketing de conteúdo para psicólogos com qualidade. Isso porque, é muito mais vantajoso falar sobre um assunto com precisão e conhecimento do que falar sobre todos os assuntos de forma rasa e superficial.
Além disso, com um público-alvo bem elaborado e definido você consegue se comunicar de forma mais compreensível e atrair pacientes que se identificam com a sua abordagem.
Para definir seu público-alvo, faça uma análise sobre o gênero, faixa-etária, localização e todas as informações dos pacientes que você tem ou já teve.
Caso você esteja iniciando os atendimentos como psicólogo, faça uma análise de acordo com as suas potencialidades, se possui alguma especialidade, qual a sua localização, até mesmo se pretende fazer atendimento online ou não.
Construir um público-alvo pode parecer um desafio, porém é um processo que demanda tempo e planejamento.
Tenha um canal de vídeos com dúvidas e conceitos sobre a Psicologia
A demanda de usuários online que buscam conteúdos relacionados à Psicologia aumenta cada dia mais e o conteúdo audiovisual está entre os principais deles.
Ter um canal no Youtube é uma forma de abordar temas relevantes da psicologia e também ajudar pessoas que não possuem acesso ao atendimento psicoterapêutico.
Dentre as inúmeras possibilidades de um canal de vídeos voltado à psicologia, contemplar as dúvidas mais comuns e explicar sobre os principais conceitos da Psicologia é a forma mais correta para alcançar públicos maiores.
Muitas pessoas buscam respostas sobre questões pessoais na internet, principalmente no Youtube. E o marketing de conteúdo para psicólogos pode ser essa ponte entre você e esses potenciais pacientes.
Invista em iscas digitais e materiais ricos
As iscas digitais são muito mais do que uma estratégia de marketing, mas sim uma forma de atrair possíveis clientes pelas suas principais necessidades. Dessa forma, os dois lados saem lucrando, pois você oferece um conteúdo do qual ele se interessa e precisa.
Essa estratégia faz com que o usuário ouça e tenha acesso ao que conteúdo que você deseja passar e compartilhar na web.
Os psicólogos podem optar por iscas digitais em formatos de textos, vídeos ou qualquer formato da sua preferência, o importante é que seja recheado de conteúdo valioso.
As iscas digitais são importantes ferramentas para gerar leads e iniciar um diálogo com potenciais clientes interessados no seu trabalho e atendimento.
Esteja presente nas redes sociais do seu público-alvo
Estar presente nas redes sociais é imprescindível para alcançar até mesmo o seu público-alvo. Hoje em dia, não há outro caminho para o Marketing de Conteúdo para psicólogos que não esteja interligado a redes sociais como o Instagram, Facebook, Twitter e até mesmo o LinkedIn.
Se o seu público-alvo contempla pessoas mais jovens e adolescentes, o Instagram é uma ótima ferramenta para alcançar esse público e publicar conteúdo que interesse essas pessoas.
No caso da psicologia organizacional, por exemplo, o LinkedIn é uma rede social mais interessante que abrange esse público-alvo relacionado a empresas e o mundo corporativo.
Estratégias de Marketing de Conteúdo para Psicólogos
As estratégias de marketing de conteúdo para psicólogos podem abranger várias técnicas e abordar diversos assuntos. Porém, para que tudo isso funcione da forma desejada é preciso entender quais são as principais estratégias de conteúdo e como utilizá-las da melhor forma.
O que postar em um perfil de Psicologia?
O conteúdo para os perfis de Psicologia são diversos, porém é necessário antes de tudo traçar quais assuntos mais interessam o seu público-alvo.
Assim como foi dito anteriormente, é muito mais interessante focar em assuntos específicos, com boas referências teóricas e experiência na área, do que falar sobre vários assuntos de forma breve e generalista.
Um perfil de Psicologia precisa ter conteúdo relevante, que se relaciona com seus seguidores e é capaz de gerar maior engajamento.
Além disso, é muito importante compartilhar informações válidas sobre o processo terapêutico, sinalizar sintomas que necessitam a procura de ajuda profissional e informá-lo sobre os meios de contato.
Outro ponto importante é contextualizar as informações de acordo com o momento atual, como é o caso do atendimento online. Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como funciona o atendimento remoto durante a pandemia do Covid-19 e buscam essas informações nas redes sociais.
Por fim, procure ser criativo e curioso quanto à demanda do seu público-alvo, pois saber qual o conteúdo postar no perfil é também um desafio diário, além de que a procura e os temas relevantes relacionados à psicologia mudam com frequência nas redes sociais.
Movimente um blog para ter autoridade
Criar um blog é o primeiro passo para os psicólogos desenvolverem autoridade na internet. Porém, para ter autoridade é preciso manter uma movimentação constante de conteúdo no blog com informações relevantes e que contemple o seu público-alvo.
Oferecer posts no blog que fale sobre as dúvidas do seu público e interesse grande parte dele é o que irá aumentar o fluxo dos acessos e como consequência positiva irá gerar autoridade na web.
Por exemplo, se a sua abordagem é a psicanálise, foque em produzir posts relacionados ao tema, com embasamento nos grandes autores da psicanálise como o Freud e Jung. A autenticidade é um grande diferencial para os blogs no mercado, principalmente quando se trata de Psicologia.
Os conteúdos autorais e exclusivos também influenciam na autoridade online, pois ao contrário dos inúmeros conteúdos replicados na web, o Google prioriza conteúdos inovadores e autorais na hora de rankear os blogs e sites.
Entenda as principais regras de SEO
SEO (Search Engine Optimization) é basicamente um conjunto de técnicas que buscam posicionar as páginas de um site nos primeiros resultados de busca do Google (e outros buscadores).
Quando pesquisamos determinado assunto nas plataformas de busca, a ordem dos sites que aparecem está diretamente ligada à aplicabilidade das regras de SEO.
Ou seja, se você deseja que seu site ou blog seja encontrado com facilidade na web é imprescindível conhecer as estratégias de SEO e entender como funciona cada uma delas.
O marketing de conteúdo, construção de autoridade, SEO onpage e diversos outros elementos fazem parte das estratégias de SEO.
Entender as principais regras de SEO é uma forma de convencer o Google de que seu blog é mais valioso do que todos os outros milhares de sites presentes na web.
Parece difícil? Pois saiba que apesar de ser um desafio, com apenas algumas regras SEO simples você consegue subir no ranking do Google e alcançar mais pessoas.
O que postar no Instagram de Psicologia
Aproveite o Instagram para fazer um marketing de conteúdo para psicólogos com propósito além do convencional, que busque atrair novos clientes por meio de informações relevantes, conhecimento sobre as atribuições da psicologia e o papel social da profissão.
Contudo, é muito importante estar atento ao Código de Ética nesse momento. O Instagram possui inúmeras ferramentas que prendem a atenção dos usuários e podem ser utilizadas como facilitadoras nesse processo.
Divulgar conteúdos sobre as diferentes abordagens e destacar qual você desempenha é também uma boa opção de conteúdo para o Instagram, pois aproxima o seu público-alvo e gera engajamento.
Além disso, busque fazer posts relacionados a assuntos que você domina, que esteja ligado às suas qualificações como psicólogo, pois isso aumenta as chances de um conteúdo valioso e passa mais credibilidade para quem está consumindo seu conteúdo.
Publique informações de estudos recentes
A Psicologia é uma área da ciência que passa por constante transformação ao longo dos anos. Assim, é importante estar atualizado com estudos recentes e publicar informações que condizem com o mundo contemporâneo.
De acordo com uma análise da revista Science em 2015, mais de 80% dos artigos científicos em psicologia não poderiam ser reproduzidos. Hoje, com todas as mudanças psicossociais, esses estudos devem ser analisados com ainda mais cautela antes de ser reproduzido nas redes.
Tenha um canal de vídeo ativo
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que só funciona com constância. Ou seja, de nada adianta criar uma conta em todas as redes e não alimentá-la de conteúdo valioso com frequência.
O YouTube é um canal de vídeos com alto alcance e muita demanda. Com isso, é preciso entender e estudar qual a frequência ideal pro seu canal de vídeos. Comece fazendo um vídeo por semana e veja como é a interação com o público, conforme a demanda aumente, isso deverá ser ajustado.
Além disso, manter um canal de vídeo ativo vai muito além de postar vídeos com frequência e conteúdos semanais.
Para manter o seu canal ativo é preciso também garantir a interação com os usuários, responder comentários, buscar um feedback dos assinantes do canal e estimular a discussão aberta.
Fique de olho no Código de Ética antes de fazer Marketing de Conteúdo para Psicólogos
Embora o Código de Ética não proíba os psicólogos de utilizar as ferramentas do marketing, muitos profissionais ainda têm receio quanto ao tema e se sentem inseguros para utilizar as estratégias do marketing na prática.
O marketing de conteúdo para psicólogos há alguns anos vêm ganhando espaço na web e conquistando cada vez mais profissionais da área que buscam evidenciar seu trabalho e alcançar mais pessoas.
Com isso, entender o que está escrito no Código de Ética e estar atento às restrições quanto a prática do marketing é fundamental.
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, é proibido que o profissional induza qualquer pessoa ou organização a recorrer aos seus serviços.
Ou seja, muito cuidado quanto a conteúdos persuasivos, que contenham mensagens convincentes ou esteja relacionado de alguma forma ao ato de induzir.
Além disso, o sigilo profissional é também um dos princípios fundamentais do Código de Ética. Isso significa que é proibido divulgar e realizar diagnósticos, procedimentos ou apresentar resultados nos meios de comunicação que exponham pessoas, grupos ou empresas.
Divulgar e compartilhar conteúdos como forma de ensinar ou vender técnicas e instrumentos psicológicos a leigos é uma forma de facilitar o exercício ilegal da profissão, o que também é vetado pelo Código de Ética.
O marketing de conteúdo para psicólogos deve se atentar também para às divulgações sensacionalistas das atividades do psicólogo, publicações que utilizam o preço do serviço como marketing e autopromoção, pois tudo isso está vetado pelo Código de Ética.
Por fim, de acordo com as normas do Código de Ética, é necessário informar seu nome completo, CRP e o número de registro, seja nas redes sociais ou em qualquer outra plataforma que você utilize para o Marketing dos seus serviços.
Vantagens do Marketing de Conteúdo para Psicólogos e Consultórios de Psicologia
Investir em marketing de conteúdo para psicólogos ou consultório de psicologia é uma forma inteligente de atuar no mercado hoje em dia.
São várias as vantagens que essa prática traz e veremos mais sobre isso a seguir.
Baixo custo de aplicação
A primeira vantagem é o baixo custo e a acessibilidade dessas estratégias de marketing de conteúdo para psicólogos, pois diferente de outras formas de divulgação, a produção de conteúdo pode ser feita de forma independente e com recursos já existentes como computadores, celulares e editores de textos e vídeos.
Há inúmeros conteúdos sobre o tema disponíveis gratuitamente na internet que podem ajudar os psicólogos e os consultórios psicológicos a atribuírem o marketing para suas mídias digitais.
Aumento gradual de audiência
O marketing de conteúdo aumenta a audiência e esse aumento além de atrair novos clientes atua também como um papel social, pois compartilha informações relevantes da psicologia e abre espaço para que mais atendimentos psicológicos aconteçam.
Traz inovação para a atuação do psicólogo
Outra grande vantagem é o poder de inovação que o marketing de conteúdo agrega aos profissionais, pois tudo isso impacta de forma positiva na atuação do psicólogo e pode fazer com que ele se desenvolva além das suas especialidades.
Democratiza a Psicologia
Nós sabemos que a questão da saúde mental no Brasil (e no mundo) ainda é deixada de lado e um tanto negligenciada.
Nesse ponto, o marketing de conteúdo para psicólogos ajuda a propagar os benefícios da área e o quão a Psicologia é importante para manter a saúde mental das pessoas, principalmente em momento de crise.
Aumenta o número de pacientes
Todas essas estratégias de marketing de conteúdo têm como objetivo principal gerar mais proximidade entre os potenciais pacientes (ou clientes) e o trabalho do psicólogo.
Além disso, o marketing de conteúdo para psicólogos também pode ser usado em conjunto com outra estratégia parecida como o Inbound Marketing que visa a atração de clientes por meio de materiais ricos e captação de leads.
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Conclusão
Ao contrário de alguns anos atrás, a sociedade atual passa por uma transformação digital acelerada e os mecanismos de busca se tornaram o indicador principal para qualquer serviço ou negócio.
A psicologia é uma atuação importantíssima na sociedade e possui uma demanda crescente nos últimos anos, com tendência a aumentar ainda mais no futuro. A internet também revolucionou a psicoterapia, com o atendimento remoto autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia.
Tudo isso aponta para novos modelos de atuação e uma perspectiva cada vez mais contemporânea da psicologia, com possibilidades mais amplas de publicidade e várias formas de utilizar o Marketing de conteúdo como um grande aliado.
Por fim, vale ressaltar a importância do Código de Ética e os cuidados que devem ser considerados na prática do Marketing de conteúdo para psicólogos.
Se você deseja ter uma estratégia de marketing de conteúdo consistente e profissional, entre em contato com a gente. A Verbum é uma agência de conteúdo em Curitiba que possui mais de 10 anos de história na área de produção de conteúdo para marcas e empresas.